Nestes últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos que envolveram essencialmente os alunos dos 3º e 4ºs anos. Destacam-se em anos anteriores o projeto MiniBio e MiniMat. Ultimamente tem-se dado alguma prioridade ao Pensa Rápido. Outro projeto que já tem alguma longevidade e bem aceite é o jornal escolar O Marinheiro. Refira-se também a organização anual do Diploma de Competências Básicas (DCB), de caráter obrigatório, a realização do exame e a respetiva certificação.

Histórias e Poesias


O Clube de Histórias e Poesias foi um projeto que pretendeu tirar o máximo partido das ferramentas Web 2.0, nomeadamente da utilização cooperativa da Internet.

Os alunos utilizaram uma ferramenta disponível no site Tikatok (www.tikatok.com), que permite a criação e edição online de pequenos livros. A edição passa pela mudança do tamanho e cor da letra e da página, assim como o carregamento de imagens (desenhos ou fotografias) de modo a ilustrar o texto digitado.

Na sua sala de aula (ou não), os alunos, juntamente com o seu professor curricular, trabalharam as pequenas histórias inventadas que depois foram digitadas diretamente no site. Para cada história foi elaborada a respetiva ilustração. O mesmo se passou em relação às poesias. Em parceria com a professora do Clube de Poesias, os alunos inventaram pequenos poemas temáticos relacionados com as datas mais importantes do ano. Depois foi só ilustrar e, mais uma vez, inserir todo o conteúdo no site.

Pretendeu-se, desta forma, desenvolver competências de leitura e escrita, de trabalho cooperativo e interdisciplinar, bem como a utilização de ferramentas diversificadas na internet. Trabalho realizado com uma turma do 3º ano.


Consultar:
PDF
ONLINE

Eduardo Soeiro

facebook   googleplus 

Sou professor TIC na EB1/PE Marinheira.
Este foi um dos projetos desenvolvidos como professor e coordenador TIC.