Reflexões e trabalhos realizados no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais, regime à distância, da Universidade de Lisboa (2012-2014).

Educação e Tecnologias Digitais

Reflexões e trabalhos realizados no âmbito do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais.

Integração Curricular das TIC

Eduardo Soeiro

Estratégia nº 1 Metas TIC

Na semana final de ICTIC foi-nos pedido que, em pares, escolhessemos uma estratégia de entre as metas de aprendizagem e construíssemos um mapa concetual, através da desconstrução dessa mesma estratégia.

Etiquetas:
Ler mais
921 Hits
Eduardo Soeiro

Potencial transformador das TIC

O professor Fernando Albuquerque Costa apresentou o seu modelo referencial de utilização das TIC. O cruzamento dos dois eixos ortogonais (modelo de ensino vs utilização da tecnologia) origina quatro quadrantes relativamente bem definidos, onde o perfil de cada professor se pode enquadrar.

Ler mais
1122 Hits
Eduardo Soeiro

Inovação e Mudança

Falando de TIC e inovação curricular acho interessante a distinção entre inovação e mudança. Por vezes, falamos tanto nestes termos mas não os distinguimos verdadeiramente, confundindo-os quase sempre. Na realidade, nunca tinha pensado verdadeiramente nessa distinção.

Etiquetas:
Ler mais
1007 Hits
Eduardo Soeiro

Integração vs Subordinação

integracaoNa questão da integração vs subordinação das TIC no currículo muitos aspetos há a considerar. Desde logo distinguir os dois conceitos no que se refere à prática pedagógica. Todos conseguimos definir concetualmente cada um deles, mas em que se traduzem verdadeiramente nas práticas escolares?Aceitamos que a integração seja apenas o domínio técnico das ferramentas? Ou a utilização de novos suportes (técnicos, materiais, digitais) em atividades tradicionais?

Etiquetas:
Ler mais
939 Hits